A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura. Este exame é muito utilizado em ginásios e é um complemento muito importante para avaliar os resultados do plano de treino e da dieta que lhe iremos propor. É realizado após o preenchimento da Ficha de Bem Estar e será realizado a cada 1, 3 ou 6 meses para se comparar resultados e verificar a evolução da composição corporal, assim poderemos analisar e verificar a necessidade de fazer alterações nos planos.

Este tipo de exame faz-se em balanças especiais, como Tanita ou Omron, que têm placas de metal que emitem um impulso eléctrico que atravessa todo o corpo.

Por isso, além do peso actual, estas balanças também mostram a quantidade de músculo, gordura, água e até as calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da actividade física, que são dados introduzidos na balança/App.

Percebendo o funcionamento

O impulso eléctrico viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar.

E e assim a diferença entre a resistência da gordura, em deixar a corrente passar, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.

Tudo isto é gerido e guardado na APP do telemóvel, já que todas estas balanças por norma possuem ligação Bluetooth, e assim poderá comodamente acompanhar e analisar a sua evolução.

Garantir resultados exactos

Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como:

Além disso, usar peças leves e pequenas, ajudam a certificar que os resultados são os mais exatos possíveis.

Toda a preparação é muito importante porque, por exemplo, no que diz respeito à água, se não houver hidratação adequada, o corpo tem menos água para a corrente elétrica precorrer e, por isso, o valor de massa gorda poderá ser maior do que o real.

Já quando existe retenção de líquidos, também é importante fazer exame o mais cedo possível, e informar o técnico, pois o excesso de água no corpo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra, que também não reflecte a realidade.

Que medições são feitas?

Com o seu sistema de análise é possível medir, com bastante certeza, mais de uma dezena de parâmetros, o seu numero varia tendo em conta a balança/marca utilizada. Assim além do peso é possível verificar e analisar as seguintes variáveis:

*Taxa de medição do Músculo esquelético
* O índice de massa corporal (IMC) medição
* A medição do músculo
* Medição de humidade
* Medição de gordura subcutânea
* Medição de gordura visceral
* Medição de proteína
* Medição de calorias
* Medição da massa óssea
* Tipo de medição do corpo
* Medição de peso normal
* Medição de peso sem gordura
* Medição de peso corporal
– Referência de IMC

Marcar a sua avaliação